domingo, 18 de outubro de 2009

Paulo Heleno na Casa da Cultura D. Pedro V em Mafra

Setembro regressou e com ele trouxe o Outubro! E quando nos propomos a atingir certos objectivos ou compromissos.... aí parece que o tempo atinge outro peso e medida, reduz as horas para minutos e os minutos para segundos.

Deixo como sugestão a Exposição de Pintura do Paulo Heleno desta vez na Casa da Cultura D. Pedro V, em Mafra. A inauguração correu muito bem!

Paulo Heleno, considera-se um transeunte neste trajecto das Artes, encontrando assim na pintura, uma forma de exprimir as suas vivências, opiniões e ideias. Procurando na sua obra, a expansão e a contracção entre os limites conhecidos e desconhecidos, onde por vezes, as metáforas visuais e a imaginação poética sobrepõem-se à técnica.

A distorção da fisionomia das personagens, os contornos deformados e o uso revolucionário que dá à cor, são típicos da sua obra. As personagens dos seus quadros mostram muitas vezes emoção, mas ele evita o sentimentalismo através de um estilo brutal. As cores luminosas e turbulentas conferem ao seu trabalho uma natureza caótica e uma energia inquietante.

A sua obra continua a centrar-se nas imagens dramáticas que frequentemente expressam um profundo sentimento e realçando assim, as esperanças frustradas, os sonhos esquecidos e as injustiças sociais e políticas de uma nação conturbada.

Acreditando que um quadro pode ser um cenário no qual se projecta… Sonhos, vivências, emoções e sentimentos.

Nenhum comentário: